quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Peças Soltas...:Cadeiras Design

Olá a todos, hoje é dia de “Peças Soltas” e vou falar-vos sobre cadeiras, mas não são umas cadeiras quaisquer, são as cadeirinhas que me andam a dar a volta à cabeça! Muito provavelmente já as viram, até mais do que uma vez, e muito provavelmente também as acharam modernas de mais ou mesmo com um design futurista. Mas eu quero mostrar-vos que estas cadeirinhas, tão em voga atualmente, datam das décadas 40 a 60 e mantêm-se como ícones do mobiliário até aos dias de hoje.
Cá estão as três magníficas, por ordem decrescente de desejo:

Cadeira Tulipa

Esta cadeira foi criada em 1956 pelo arquiteto Eero Saarinen, considerado um dos designers mais importantes do século XX. O design inovador da cadeira é inspirado nas pétalas de uma tulipa e assenta em princípios de simplicidade e funcionalidade sem, contudo, descurar a elegância. Esta peça conta já com diversos prémios atribuídos por conceituadas instituições de arte, entre as quais o Museum of Modern Art (MoMA) em Nova Iorque.

Vejam como fica bem integrada em diferentes estilos de decoração.










Cadeira DSW (Dining height Side chair Wood)

Esta cadeira que podemos ver em diferentes versões, com estrutura de base em metal (DAS) ou madeira (DSW) ou ainda na versão cadeirão (DAR), data de 1948 e foi criada por Charles Eames, nesse mesmo ano venceu o Low Cost Design Competition organizado pelo New York Museum of Modern Art. Desde então, a cadeira de design revolucionário ao qual se alia conforto proporcionado por uma ergonomia que se adpta às curvas do corpo humano, tem ganho adeptos por todo o mundo. Uma delas sou eu e confirmo que são mesmo confortáveis, pena que ainda não more nenhuma cá em casa… por enquanto!!
Digam lá se não ficam um mimo.













E esta versão de baloiço!! Não acham linda, sobretudo para quartos de criança?







Cadeira Panton



Por último a cadeira Panton, criada em 1967 pelo designer Verner P., com uma forma fluida e confortável, recebeu igualmente diversos prémios que reconheceram o seu visual e funcionalidade únicos.
De salientar que esta cadeira, à semelhança das outras duas, é considerada um ícone de mobiliário e figura na coleção permanente do MoMA.
Eu acho que são muito versáteis e ao contrário do que possa parecer adaptam-se muito bem a diferentes espaços e a diferentes estilos, ora vejam.








Então e os meus queridos leitores, alguém tem uma preciosidade destas? Eu confesso que ainda não tenho mas deixo já aqui a encomenda, podem ser quatro DSW (independentemente da versão, pois gosto de todas) para a cozinha e mais duas Tulipas para a sala, quanto a Panton, também se arranja um espacinho!

Arrisquem e adquiram uma para as vossas casas, como viram são intemporais, logo, uma aposta ganha!  Até podem misturá-las com outras cadeiras diferentes, assim terão uma peça divertida, que fará a diferença e terá uma história para contar.

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.


2 comentários:

  1. Cá em casa optamos pelas segundas, mas estivemos quase a comprar a cadeira tulipa.

    ResponderEliminar
  2. Gosto especialmente das DSW coloridas e com pés de madeira.
    ;) Ana Cristina

    ResponderEliminar