terça-feira, 11 de março de 2014

Sala de jantar

Olá a todos, hoje vou falar-vos de uma divisão da casa muito importante, a sala de jantar ou de refeições, se preferirem.

Considero esta divisão de extrema importância, na medida em que, não se trata apenas de um espaço de refeições, mas sim de um local de reunião familiar, onde recebemos os amigos, onde fazemos festas e comemorações, enfim... uma divisão onde a ambiência se requer convidativa.




Nalgumas casas a sala de jantar serve de palco às refeições diárias, noutras é utilizada apenas em ocasiões especiais, de igual forma há casas que se permitem uma sala de jantar imponente mas a grande maioria apresenta dimensões medianas quase sempre num espaço comum à sala de estar. Seja qual for o vosso caso, ou mesmo que tenham apenas um pequeno recanto para este fim, decorem-no à vossa medida, personalizem-no e façam das vossas refeições momentos de puro prazer... se estiverem de dieta, regalam, pelo menos, a vista!

Independentemente do vosso estilo, ou de pretenderem uma decoração  mais elegante, formal, eclética, contemporânea ou descontraída, há alguns elementos que são fundamentais e que tentarei sintetizar de seguida:

- se a vossa sala de jantar for comum com a de estar, mantenham o mesmo estilo, as mesmas cores, a mesma linha de peças decorativas, de modo a criar um ambiente harmonioso. Caso tenham uma divisão singular para a sala de jantar, não têm que respeitar este principio, contudo, eu sou apologista de que a decoração de uma casa deve seguir um fio condutor.

- o mobiliário imprescindivel nesta divisão é a mesa, as cadeiras e o aparador. Quanto a isto tenho a dizer-vos que não devem limitar-se a ir a uma loja de mobiliário e escolher o conjuntinho de mesa, cadeiras e aparador da mesma colecção, que está em exposição. Explorem as opções do mercado, comprem peças diferentes de que gostem, não têm que adqurir tudo na mesma loja. Podem igualmente desenhar, ou pedir a alguém que o faça, e mandar executar os vossos móveis por medida. Estas soluções permitem-vos obter espaços muito mais ricos e personalizados.


A mesa pode ser feita em diversos materiais, mas atentem que em espaços pequenos uma mesa de vidro é uma óptima opção, pois não cria barreiras visuais no espaço. Podem também escolher uma peça que seja extensível de modo a abarcar um maior numero de pessoas, quando necessário.




A escolha das cadeiras deve pautar-se sobretudo pelo conforto que oferecem, satisfeito este ponto, podem misturar modelos, pô-las todas iguais, optar por modelos diferentes apenas nos topos, o que a vossa criatividade permitir!





Se tiverem um pequeno recanto podem aproveitar melhor o espaço, colocando um sofá em vez de cadeiras, criando mais lugares sentados.




O aparador deve ter arrumação suficiente para o ou os serviços de jantar, faqueiro, copos... se preferirem podem optar antes por um louceiro.

- a utilização de espelhos na sala de jantar, além de lhe conferir sofisticação, cria a ilusão de profundidade, pelo que estes são muito utilizados, sobretudo em espaços mais confinados. Gosto de os ver sobre aparadores, a forrar uma parede ou ainda um espelho de grande dimensão encostado a uma parede.



-outro elemento fundamental é o tapete que acrescenta conforto à divisao, porém a sua dimensão é muito importante, tal como já demonstrado aqui.

-a iluminação é outro aspecto crucial, não obstante outra iluminação geral que possa existir ou luz pontual criada por candeeiros no aparador, deve existir um candeeiro exclusivo para a iluminação da mesa.





- por fim, escolham peças decorativas que vão de encontro ao ambiente que pretendem recriar, eu elejo para este espaço, candelabros com velas, lanternas, jarras ou vasos com flores ou plantas e obras de arte, mas isso fica ao critério e gosto de cada um.

Deixo-vos com uma selecção de imagens de salas de jantar, para apreciarem.
























Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.


3 comentários:

  1. Como sempre muito boa informação e belíssimas imagens. Gostei de ver!
    Ricardo

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do post de hoje, até já fiquei com umas ideias para a minha sala de jantar! Beijinhos
    J.B.

    ResponderEliminar
  3. Minha querida, mais uma vez informação detalhada e imagens bem seleccionadas! É um verdadeiro prazer passar por cá... Beijinhos! Manuela

    ResponderEliminar