segunda-feira, 14 de abril de 2014

No Museu do Bonsai

Olá a todos!
Espero que tenham tido um óptimo fim-de-semana, tenham relaxado e renovado energias para mais uma semana, embora esta seja mais curtinha que o habitual!

Lembram-se de vos ter mostrado aqui o meu pequeno bonsai, que me fora oferecido no Natal passado? Pois é, o pequenino está a crescer, paulatinamente, como é espectável e estava na altura de ser transplantado de vaso. Assim sendo, e aproveitando a soalheira tarde de ontem, lá rumámos a Sintra, ao Museu do Bonsai  e da Árvore, para proceder à dita transplantação, pois há que deixar estas técnicas nas mãos dos entendidos!

O museu, que eu até então desconhecia, é um espaço muito agradável, onde podemos apreciar bonsais de variadas espécies, tamanhos e idades... o meu tem cerca de sete anos, é do ano do meu casamento, mas no museu encontramos bonsais datados do inicio do século passado até à actualidade... vale a pena ver!

Como também já vos tinha dito, bonsai significa "árvore em bandeja" e constitui uma réplica em miniatura de uma árvore da natureza, uma verdadeira obra de arte, fruto de cuidados especializados realizados pelo homem.
Existe uma espécie de mito relativamente à dificuldade de manutenção de um bonsai, porém, embora requeiram cuidados praticamente diários, estes são simples de prestar, água, luz natural e muito carinho são bastantes para se ter um bonsai verdejante e cheio de vitalidade! Quanto às transplantações, essas só de dois em dois anos!

Já pensaram em ter um bonsai?

Deixo-vos com algumas das imagens captadas no passeio de ontem.















Claro que tinha que acabar assim...


um chá e um travesseiro, já fazem parte do ritual sempre que vamos a Sintra.

E já agora vejam como estava e como ficou o meu "menino" no seu vaso novo!

Antes

Depois



Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.


2 comentários:

  1. Olá Liliana

    Desconhecia o museu do Bonsai.

    Por estes lados, já tive vários bonsais, mas não devo saber cuidar bem deles, porque acabam sempre por morrer.

    O seu bonsai ficou muito bonito "na sua nova casa".

    Beijinhos
    Evelyne

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana

    Já estive no Museu do Bonsai a fazer exactamente o mesmo... mas já não preciso de voltar a fazer... não tenho maturidade suficiente para tomar conta de um Bonsai :( :( Assim que vou de férias, adeus Bonsai. Não me vou massacrar mais!
    Os travesseiros e o chá caíam mesmo bem agora ;)
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar