terça-feira, 20 de maio de 2014

Peças soltas: almofadas

Olá a todos.

Espero que estejam bem, nós por cá estamos óptimos, embora com muito trabalho, tal como deixa adivinhar o absentismo dos últimos dias!!

Hoje falar-vos-ei de um elemento decorativo muito importante, capaz de alterar por completo o resultado da decoração. Proporcionam conforto, conferem cor, padrão, textura e personalidade à divisão, refiro-me a almofadas, indiscutivelmente!



Há por aí alguém que as dispense? Atrevo-me a afirmar que não!

Porém, a escolha deste acessório, a combinação ou mesmo a disposição mais adequada não é tão linear quanto possa parecer à primeira vista.

Quanto a mim, adoro almofadas, quantas mais melhor, coloridas, lisas e com  padrões, geométricos ou florais... mas obter uma mescla perfeita de tudo isto, tem muito que se lhe diga!

Existem algumas regras... respeitá-las ou quebrá-las? Depende! Tudo depende do resultado que pretendem, do vosso gosto, da forma como querem personalizar a vossa casa!

Ora vejamos:

- se o vosso estilo for clássico as almofadas devem ser colocadas simetricamente e em número par, por norma são lisas ou com padrões florais, às riscas ou axadrezados. 



-se o vosso estilo for moderno as almofadas deverão ser colocadas em numero ímpar, dispostas simétrica ou assimetricamente, dependendo se pretendem um resultado mais formal ou mais descontraído, respectivamente. Lisas ou com padrões geométricos mais abstractos.




- se o vosso estilo for mais eclético deverão misturar almofadas de diferentes formas, tamanhos e padrões, tentando, porém, manter um fio condutor, que harmonize o resultado final, por exemplo através de uma cor comum. A disposição deve ser aleatória.


- uma decoração mais minimalista ou despojada requer almofadas de tons neutros numa escala de preto, branco e cinza.



- uma decoração mais contemporânea já requer almofadas de cores mais intensas a pontuar ambientes, por norma, de base neutra ou monocromática.



- a mistura de cores e padrões confere riqueza visual e conforto.



- a escolha deve recair sobre almofadas quadradas e/ou rectangulares, de dimensão média a grande, pois pequenas almofadas não criam pontos de interesse, apenas causando  o chamado "ruído" visual.


Para vos  simplificar a vida, deixo-vos um pequeno esquema de possíveis combinações que poderão experimentar com as vossas almofadas. Mas lembrem-se, em decoração nada é imutável, antes pelo contrário! Uma óptima forma de irem mudando a vossa decoração é exactamente através das almofadas, alterando a disposição, introduzindo novas a uma combinação já existente, mudando-as conforme a estação do ano ou as épocas festivas...





Fiquem ainda com algumas imagens para se inspirarem.


















Agora que possivelmente já encontraram a combinação ideal para dispor as almofadas no sofá da sala,  deparam-se com outro problema, encontrar aquele padrão que tanto adoram!
Por vezes a oferta do mercado nem sempre vai de encontro às nossas exigências, pelo que a melhor opção será comprar o tecido e mandar executar à medida! Terão aquilo que procuram sem gastar muito e vosso espaço será personalizado!

Não têm tempo para procurar o tecido na cor e no padrão certos? O Branco às Riscas pode dar-vos uma ajuda! Temos ou encontramos a solução ideal para as vossas almofadas e ainda as confeccionamos! Enviem-nos um e-mail para brancoasriscas.homedesign@gmail.com.

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.




5 comentários:

  1. Adorei o post! Basicamente porque adoro almofadas! Acho que podemos alterar completamente a decoracao de um espaco apenas com umas almofadas, uns tecidos diferentes!!
    Beijinho
    Teresa

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pela inspiração! Ultimamente tenho procurado ideias para almofadas e sendo o meu sofá com chaise longue, não tinha a certeza como as colocar já experimentei de várias formas e achava que ficava demasiado "almofadado" ou demasiado despido.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro almofadas! De facto, penso que estas peças podem mudar um espaço completamente, sem gastar muito dinheiro. Contudo, confesso que ainda não consegui encontrar as almofadas perfeitas! Concordo plenamente com a ideia de que parece fácil escolher, mas no fundo, isto tem muito que se lhe diga! Adorei este post que apresentou de um modo muito sistematizado a melhor maneira de selecionar as almofadas consoante o nosso estilo! Obrigada pela inspiração e parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Querida Liliana! Cá está mais um post com qualidade! Julgava eu que já sabia tudo sobre almofadas, e venho aqui aprender sempre mais alguma coisa... É o que gosto no seu blog! A informação é detalhada, completa, e conjugada sempre com uma escolha de imagens excelente!
    Beijinhos e obrigada. Manuela

    ResponderEliminar
  5. Olá Liliana não podia concordar mais sofa sem almofadas simplesmente esta......imcompleto! Um grande bj

    ResponderEliminar