sábado, 5 de julho de 2014

À cabeceira

Olá a todos.

Espero que tenham tido uma ótima semana e que o fim-de-semana seja ainda melhor, pelo menos sol e calor parece que não vão faltar!!

Hoje quero falar-vos de decoração de  mesas de cabeceira. Já abordei o tema aqui quando vos falei da decoração do quarto, mas pretendo agora dar outro enfoque à questão.




Decorar a mesa de cabeceira parece simples, um candeeiro, uma jarra, uma moldura e já está! De facto, não só parece como é realmente simples, o mais difícil  é escolher o tal candeeiro, a tal jarra e a tal moldura e ainda fazê-los conjugar-se em harmonia.

A mesa de cabeceira é, em regra, a nossa primeira visão do dia, pelo que deve conter peças bonitas, de que gostemos particularmente, e que nos permitam esboçar um sorriso pela manhã, independentemente, do quão cedo seja.



Em primeiro lugar, é importante definir se pretendemos uma decoração simétrica, ou seja, semelhante em ambas as mesas de cabeceira, quando se trata de um quarto de casal. Em caso afirmativo a tarefa parece mais simples, o desafio reside em esbater o toque feminino na mesa do marido! 
Eu, adepta assumida de simetrias (pois conferem ordem visual e equilíbrio), considero que esta opção é possível, escolhendo candeeiros iguais, colocando um quadro ou moldura semelhantes e, introduzindo, por fim, um elemento diferenciador e característico de cada um, como seja, uma jarra de flores ou uma caixa porta jóias na mesa feminina e um livro ou um relógio na mesa masculina.


Não obstante, há decorações assimétricas muito interessantes, nas quais se opta por reproduzir em cada mesa a personalidade de cada "proprietário", o que passa, geralmente, pela escolha de diferentes mesas de cabeceira, diferentes candeeiros, peças que vão de encontro ao gosto de cada um.

Independentemente do estilo há peças que, a meu ver, ficam bem em qualquer mesa de cabeceira, são elas, candeeiros, velas aromáticas, jarras com flores, porta-jóias, livros favoritos, molduras com fotos de momentos importantes! 




Claro que o design das peças em si mesmo é muito importante, na dúvida, optem por peças simples, que facilmente se harmonizem  com as restantes.



A minha escolha, já a conhecem daqui, é simples...




Deixo-vos com uma selecção de imagens que espero vos inspirem.





















Gostaram? 
Como decoram as vossas mesas de cabeceira?

Obrigada pela visita de hoje.
Amanhã haverá mais Branco às Riscas, passem por cá.




6 comentários:

  1. Olá!
    Felicito-a por este seu belo post. É ilucidativo e importante pois é dos pequenos pormenores que a decoração faz toda a diferença.
    VeraM

    ResponderEliminar
  2. Olá Liliana! Mais uma publicação excelente... Imagens em detalhe e explicação detalhada:):) Gostei... beijinhos, Manuela

    ResponderEliminar
  3. Olá Liliana,
    Concordo que é realmente importante, porque quando nos deitamos e quando acordamos e quando vamos ao quarto olhamos... pode torná-lo mais elegante e mais acolhedor. Adoro as mesinhas de cabeceira com as flores...
    Um beijinho e uma boa semana
    Teresa

    ResponderEliminar
  4. Adorei as inspirações, na minha casa tentei ter 2 mesinhas diferentes.. hoje em dia não acho necessidade de terem que ser iguais a combinar.

    ResponderEliminar
  5. Boa tarde Liliana. Como sempre uma excelente postagem, muito inspiradora! Beijos. Evelyne.

    ResponderEliminar
  6. Olá!
    Algumas imagens são lindas!
    Um item feiíto mas que me é indispensável é um relógio digital bem grande, que não há nada pior para mim que acordar e não saber que horas são.
    Beijinho, Maria

    ResponderEliminar